Casamento São Roque | SP

Caroline & Adriano

"CaZoomento", conhece esta palavra? Se não, fique tranquilo, é um conceito bem recente.

Com o advento da pandemia do Covid-19 e respectivas restrições sanitárias, casamento com muitos convidados se tornaram inviáveis e até proibidos. Mas deixar de casar é que não vai rolar. Então, uma cerimônia bem intimista, com o mínimo de pessoas, e até em casa se tornou algo bem mais viável e comum neste "novo normal". Mas não é ruim? Frustrante? Em geral quem casa tem um sonho alimentado por anos de ter muito amigos por perto, as famílias destes noivos provavelmente tem este desejo também, o que é muito natural. É verdade, perde muito neste sentido, não vou te enganar, além do que, mesmo com pouquíssimas pessoas presenciais os protocolos devem ser mantidos, distanciamento, máscara no rosto (maquiagem e máscara, nem preciso explicar). Ou seja não é tão tranquilo assim. Mas chega de chorar, a regra do jogo é esta e não fomos nós que escrevemos, agora é jogar da melhor maneira.

O que ganhamos com estes mini casamentos? Casamento ainda maiores! Sim, muito maiores. Este aqui foi da Caroline e Adriano, presencialmente nem 20 pessoas, mas conectados pelo Zoom tinha mais de 300 conexões, o que facilmente poderia chegar a cerca de 900 pessoas assistindo à cerimônia. Isto o mundo presencial, chamado de "normal", não te dá, mesmo! 

Eu posso garantir, eles estavam muito felizes. Conclusão: quem faz um evento ser especial, ser importante, inesquecível, é o nosso ponto de vista. E do ponto de vista da Caroline e Adriano, foi com certeza um dos dias mais especiais para eles. Mas vamos contar um pouco como foi este dia de casamento especial.

Para quem não os conhece, o casal são surdos, portanto usam a Libras para comunicação. O discurso de casamento foi o irmão do noivo, Alexandre, que também é surdo, quem fez. Obviamente muitos que estavam presentes eram ouvintes e não dominavam a Língua de Sinais, então todo o evento contou com tradução simultânea para o português.

Eles casaram em casa (não na casa deles e sim de amigos) em São Roque, no interior de São Paulo. Foi em um condomínio cercado de verde, lindo mesmo. Após a cerimônia fomos para nosso ensaio pós casamento. Bem próximo dali fomos em outro condomínio, com muita área verde, lago, texturas, cores, ponte, linhas, enfim vocês entenderam. Se não ficou claro, nada melhor do que verem com os próprios olhos.

Tags

casamento deaf surdo surda surdos zoom pandemia online jw casa libras